A indústria de viagens e turismo no Brasil e os desafios das lideranças
O mercado de viagens e turismo no Brasil, seja destinado a lazer, seja a negócios, passa por um momento muito especial de adequação e reposicionamento, face em parte ao novo cenário econômico e processo de consolidação natural em segmentos que produzem crescimentos acelerados. Os tempos atuais tem exigido das organizações que operam neste mercado, uma postura pragmática e eficiente com ações concretas convergentes para:
- Atendimento qualificado;
- Absoluta seletividade nos gastos;
- Aumento contínuo da produtividade;
- Redução das perdas visíveis e invisíveis; e
- Obsessão por controle e redução de custos.
Este comportamento , essencial para a sobrevivência neste mercado, traz grandes desafios, dentre os quais:
- Fazer mais com menos;
- Alinhar as metas, projetos e ações estratégicas de cada negócio, integrando-os para a geração de riqueza;
- Simplificar os processos, tornando-os um centro de criação de riquezas;
- Utilizar intensamente os recursos existentes, sejam eles materiais e imateriais, inclusive as redes sociais;
- Ter uma liderança altamente competente e comprometida. O comprometimento passa por todos conhecerem os seus desafios, metas e ações estratégicas para alcance das metas; e
- Criar e operacionalizar “alianças” com todos os stakeholders, com “mentalidade integradora” para se alcançar resultados superiores.