A indústria de viagens e turismo no Brasil e os desafios das lideranças

O mercado de viagens e turismo no Brasil, seja destinado a lazer, seja a negócios, passa por um momento muito especial de adequação e reposicionamento, face em parte ao novo cenário econômico e processo de consolidação natural em segmentos que produzem crescimentos acelerados. Os tempos atuais tem exigido das organizações que operam neste mercado, uma postura pragmática e eficiente com ações concretas convergentes para:

  • Atendimento qualificado;
  • Absoluta seletividade nos gastos;
  • Aumento contínuo da produtividade;
  • Redução das perdas visíveis e invisíveis; e
  • Obsessão por controle e redução de custos.

Este comportamento , essencial para a sobrevivência neste mercado, traz grandes desafios, dentre os quais:

  • Fazer mais com menos;
  • Alinhar as metas, projetos e ações estratégicas de cada negócio, integrando-os para a geração de riqueza;
  • Simplificar os processos, tornando-os um centro de criação de riquezas;
  • Utilizar intensamente os recursos existentes, sejam eles materiais e imateriais, inclusive as redes sociais;
  • Ter uma liderança altamente competente e comprometida. O comprometimento passa por todos conhecerem os seus desafios, metas e ações estratégicas para alcance das metas; e
  • Criar e operacionalizar “alianças” com todos os stakeholders, com “mentalidade integradora” para se alcançar resultados superiores.