Nesta época do ano, não é incomum recebermos notícias sobre temporais, tempestades e furacões nas regiões do Caribe, América Central e América do Norte. Nos últimos dias a tempestade tropical Harvey provocou grandes estragos em regiões do Texas-USA, e neste momento o Furacão Irma se desloca da região da Flórida para a Geórgia-USA, já perdendo grande parte da sua intensidade original, sendo rebaixado de furacão para tempestade tropical. Para alguns estas ocorrências são partes dos fenômenos da natureza, para outros decorrem também da ação do homem que destrói continuamente o meio ambiente, provocando desequilíbrios que aumentam a frequência e intensidade destes eventos.

O fato é que as análises dos impactos destes fenômenos na sociedade, tem levado a pessoas e organizações trabalharem para “mitigarem seus efeitos” seja com estudos de previsibilidade, com orientações “real time” e apoio após as ocorrências. Além de “ceifar” vidas, os dois eventos mencionados acima trarão prejuízos de bilhões de dólares para a economia das áreas afetadas.

Para evitar algo semelhante em seus negócios, empresários e executivos tem adotado com frequência os três eixos mencionados no parágrafo anterior, traduzidos na forma abaixo:

  • Revisitar com frequência os cenários, sejam internos ou externos, mantendo o grau de previsibilidade e promovendo os ajustes que eventualmente o ambiente futuro indicar;
  • Monitorar continuamente as metas e indicadores vitais do negócio, ratificando a eficiência dos planos de ação;
  • Apoiar os executores/operadores, seja nas análises, seja na execução, quando houver desvios nas metas, notadamente para os indicadores considerados “sinais vitais” do negócio.

Com maior ou menor intensidade, você certamente tem adotado as recomendações propostas acima. Em nossa experiência, o impacto nos resultados e na satisfação das pessoas que são partes do negócio, é gigantesco. Avalie o seu “status”, e se necessário ajuste-o!

Tenha uma excelente semana…

Forte abraço!

Raimundo Sousa

Empresário, Mentor e Consultor de Negócios